Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Radar TISS 2011

Com o objetivo de acompanhar a implantação e o desenvolvimento do padrão TISS, a ANS implantou o RADAR, uma importante ferramenta que demonstra a evolução do padrão nos últimos anos assim como suas dificuldades.
Em sua última versão, será feito o levantamento do período de outubro de 2011. O prazo para entrega seria até dia 20 de dezembro, porém, a ANS prorrogou para até 23 de dezembro/2011Link ANS

A finalidade desse post é tentar esclarecer algumas dúvidas que surgem no desenvolvimento da pesquisa, mais precisamente na montagem do XML. A seguir é demonstrado alguns dos formatos utilizados e a forma como devem ser declarados.

Formatos
SimpleTypeTipoExemplo
st_datadate2011-12-16
st_horatime19:20:00
st_dataHoradatetime2011-12-16T19:20:00
st_decimal10-2decimal 10.21599.23 (ponto decimal)
st_ANSstringANS
st_competenciastring2011/11
dm_versaostring20203
dm_tipoTransacaostringENVIO_PESQUISA_RADAR
dm_simNaostringS ou N
st_logicobooleantrue ou false 1 ou 0


Hash

O  cálculo do valor hash nos Arquivos Xml da  campanha Radar TISS 2011, deve  fazer uso do algoritmo MD5 (Mais informações: RFC-1321) utilizando como input (entrada) apenas o conteúdo dos campos (sem as TAGS), na ordem da ocorrência dos mesmos, do arquivo XML a ser enviado, desde o primeiro caracter à esquerda até o último caracter à direita,  sem qualquer inserção,  supressão,  modificação  ou  ajuste,  respeitando  maiúsculas  e  minúsculas,  pontuação, acentuação e caracteres especiais, mesmo  invisíveis, que eventualmente existam  (tabs, CR, LF, seqüências de escape, etc...).
O valor  fica  localizado no epílogo do arquivo e o encoding a  ser utilizado será sempre o ISO-8859-1. 

É importante ressaltar que as Tags sem conteúdo não devem ser consideradas no cálculo do valor hash.
Além disso, conteúdos de Tags que possuam apenas caracteres como  tabulação, espaço,  retorno  de  linha,  etc. Também  não  devem  ser  considerados  no  cálculo  do  valor  hash.
Na  hipótese  de  o  valor  hash  gerado  para  o  arquivo  ser  diferente  do  calculado  pelo aplicativo Radar TISS XML, o arquivo será rejeitado.

Finalizando

Para demonstrar como o padrão TISS está evoluindo, é só acompanhar os relatórios das últimas campanhas. Apesar de algumas dificuldades, esse é o caminho, só nos resta saber quando teremos de fato as facilidades do padrão.


Este post será atualizado sempre que surgir alguma novidade ou sugestão.


23 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pela iniciativa de ajudar o pessoal com as dúvidas que deviam ser esclarecidas pela ANS.
    Tenho uma pergunta. Existe algum nome padrão para o nome do documento XML?

    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Vinicius,

    Referente a nomenclatura para o arquivo XML, desconheço qualquer instrução por parte da ANS.
    Caso alguém saiba, é só postar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Edson,

    Primeiramente parabéns pela iniciativa. Você conhece algum produto que gera o xml para o Radar TISS 2011 a partir de uma importação dos dados? O sistema de gestão da operadora onde trabalho não possui tal funcionalidade, e a digitação do formulário eletrônico está muito lenta.

    Obrigada, Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde... Na ultima quinta feira (15/12/2011) nossos clientes receberam um relatorio de inconsistência da ANS em resposta ao envio do XML do Radar TISS, com um único erro sendo este:
    •Todos os itens da questão 5 devem ser preenchidos.
    Acontece que as únicas tres tags desta questão são referente a Certificados Digitais, que nunhum realmente tem ou seja estão sendo informadas as seguintes tags:

    N
    0

    Há a tag NomeCertificado que sendo opcional não informava, mas após esse retorno agora informamos com 0(zero) e a mesma resposta de inconsistência continau sendo a mesma.
    Como a famosa ANS não responde aos meus emails nem o suporte telefonico tem a capacidade de esclarecer, alguem aí já conseguiu enviar XML sem erro pra me dar uma luz de como corrigir esse erro da questão 5?
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Edson, suas informações são de grande relevância.
    Estou buscando alguma solução pronta para gerar o xml do Rada TISS, você sabe se existe ?
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Edson,

    você teria o caminho para verificar a incorporação dos dados pela ANS? Transmiti o arquivo em 16/12, mas não sei se foi aceito ou rejeitado. Já tentei o PTA opção Radar TISS, ou a tela de upload, nada até agora. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Incrivel a capacidade da ANS em fazer bem o seu papel, publiquei a pouco a tal inconsistencia da questão 5 e obtive uma resposta da mesma contendo o seguinte:

    Prezados,
    O item 5 do XML está ok, mas a questão 7 está faltando a informação de que se refere ao nome do arquivo pdf enviado.
    Cordialmente,
    GERPI/DIDES

    Me parece que nem ela sabe ao certo sobre como validar...

    ResponderExcluir
  8. Incrivel a capacidade da ANS em fazer bem o seu papel, publiquei a pouco a tal inconsistencia da questão 5 e obtive uma resposta da mesma contendo o seguinte:

    Prezados,
    O item 5 do XML está ok, mas a questão 7 está faltando a informação de que se refere ao nome do arquivo pdf enviado.
    Cordialmente,
    GERPI/DIDES

    Me parece que nem ela sabe ao certo sobre como validar...

    ResponderExcluir
  9. Adriana,

    Obrigado pelo apoio.

    Mesmo com o recurso que a ANS disponibilizou para a digitação, é certo que não é uma "BRASTEMP", porém, acredito que seja o começo de uma melhor funcionalidade daqui a um tempo.
    Não tenho conhecimento de tal ferramenta, por isso, já estou trabalhando para uma futura versão.
    Espero contar com seu apoio.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,

    Infelizmente algumas coisas ainda não são bem explicadas pela ANS, esse seu problema no entanto não foi encontrado em outros XML validados pela ANS mesmo com os mesmos valores que você descreveu. Sei que isso pode não ajudar em nada, porém, pode ser que o erro não esteja nesse ponto. Se você quiser, me envie seu arquivo e tento validar por aqui.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Carlos,

    Obrigado pelo apoio.

    Desconheço alguma ferramenta com esse objetivo. Quem sabe na próxima versão não tenhamos algo?

    ResponderExcluir
  12. Alexandre,

    Não sei se te servirá de consolo, mas, não só você como muitos também estão com esse mesmo problema.
    Não posso te afirmar onde está o problema, mas se tiver que chutar alguém, já sabemos quem. :)

    Caso tenha alguma novidade, posto aqui.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo,

    Nessa sua última tentativa, concordo que algumas vezes eles se perdem, mas veja o lado bom, estao dando auxílio(mesmo que não 100%). O pessoal lá tem capacidade, embora algumas vezes duvidamos disso, porém, eles estão trabalhando. Já tive comprovação disso.
    Vamos esperar esses dias, ou melhor, até amanhã(20). Quem sabe não seja prorrogado o prazo?

    ResponderExcluir
  14. Pois é Edson, o lance é que como eu disse, a tal inconsistencia da questão 5 realmente foi estranho pois ela é muita simples, não tinha onde dar problema, foi quando me mandaram a resposta dizendo q na verdade o problema é na 7, perdi quase um dia todo tentando imaginar qual era o problema de um lugar que estava correto, tenho aqui um xml que poderia te enviar para validar mas o ponto é que a estrutura esta correta, valido ela no ALTOVA 100%, mas agora a tal questão 7 esta pegando pq são todas opcionais e até acho q seriam obrigatórias se algum documento anexo tivesse sido enviado mas, há um cliente que não enviou nada de anexo então não tem q escrever nada nesses campos, só que a ANS rejeita a falta deles, é... espero que tenha prorrogação pq o que era pra ser simples esta complicado...

    ResponderExcluir
  15. Apenas para informar... Me responderam da ANS dizendo que se não há arquivo anexado informar na tag ans:docUtilizado a frase "Arquivo nao enviado", engraçado... era opcional rs, por enquanto é isso , vou aguardar os próximos retornos de validação e passo aqui qq novidade, abraços

    ResponderExcluir
  16. Bom só pra informar, aqui os nossos clientes estão conseguindo transmitir o XML do Radar com sucesso agora, após as tais inconsistências da questão 7 que deveria ser preenchidas não podendo ficar vazia (detalhe as duas tags são opcionais), na falta da informação estamos informando "Arquivo não enviado" e esta dando certo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo,

    Como você bem ressaltou, a pergunta7 apesar de ser obrigatória têm seus elementos(tags) não obrigatórios levando a interpretações diferentes. Outros colegas tiveram também o mesmo problema e resolveram da mesma forma como você.
    Enfim, mesmo com esse e outros problemas dessa versão, acredito que foi um começo, uma boa iniciativa por parte da ANS. Agora é torcer para que futuras versões possam ser lançadas com no mínimo menos problemas :-) e que possamos todos colher os benefícios do padrão.

    Obrigado pelas informações, com certeza foi de grande ajuda à todos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Edson, estou acompanhando o seu blog, muito legal vc ter aberto esse canal para discussão do Radar. Olha q eu pesquiso e só encontrei o seu.
    Se pude responda: Qual o prazo mínimo para formatar esse XML?
    Não sou da TI, mas sou responsável pela ANS. Abraços. Regiane.

    ResponderExcluir
  19. Regiane,

    Obrigado pelo incentivo.

    Felizmente a ANS prorrogou a entrega para o dia 23/12.
    É mais uma oportunidade para todos entregarem a pesquisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Desde já, agradecendo o incentivo aos desenvolvedores no padrão TISS, gostaria de informar que possuo um software de gerenciamento de clinicas de medicina do trabalho e preciso com urgência saber se vc tem um componente pronto ou saiba de alguém que possui um componente pronto, testato, enxuto para se trabalhar com o envio de arquivos em XML no padrão TISS, versão 2.02.02 ou 2.02.03. Estou totalmente impossibilitado, por questão de tempo, a desenvolver um aplicativo para isso e preciso atender um único cliente que o está solicitando.

    Obrigado pela atenção.

    Meu email é preventwork@hotmail.com.

    Márley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márley,

      Existe a Comunidade Delphi TISS (https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR&fromgroups#!forum/comunidade-delphi-tiss). Lá é disponibilizado componente para geração dos arquivos XML. Mesmo voltado para desenvolvedores em Delphi, tem servido de ajuda para muitos desenvolvedores em outras linguagens.

      Existe a ferramenta TissNet(ANS) desenvolvida pelo Francisco Piragibe em Java que já lhe dará uma excelente ajuda.

      Excluir
  21. Ajudou muito, mesmo sendo de 2011, obrigado mesmo!

    Mas pra ficar completo só faltou o formato do telefone? No meu esta dando problema com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,

      Estou meio ausente nessa questão do Radar TISS deste ano, porém, resolví dar uma olhada nos schemas e notei a inclusão desse novo atributo telefone.

      Observe que no schema a notação está assim:

      < simpleType name="st_telefone">
      < restriction base="string">
      < minLength value="4"/>
      < maxLength value="14"/>
      < pattern value="\(?\d{2}\)?[\s-]?\d{4}-?\d{4}"/>

      < /simpleType>


      Então, um formato válido para o telefone seria: (99)9999-9999

      Excluir

Todo comentário é bem-vindo, seja crítica ou elogio. O importante é sua manifestação. Só peço que se identifique para que posteriormente se for o caso eu entrar em contato.