Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pesquisa SBPC - TUSS/TISS

Recentemente foi disponibilizado o resultado de uma pesquisa da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) realizada com vários estabelecimentos associados ou não. Tal trabalho teve o objetivo de avaliar a situação do mercado após a implantação da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) e da Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS) e também servir de parâmetro para ANS.

A pesquisa de implantação TUSS/TISS foi feita com a participação de 74 laboratórios de diferentes estados através de questionário on line.

Como já era de se esperar pelos relatos em vários estabelecimentos do setor, até o momento as operadoras  não conseguiram solucionar os vários entraves dessa implantação e consequentemente os prestadores ainda não tiveram acesso às informações. Poucas são as operadoras que avançaram em seus estudos.

Alguns resultados
  • . A maioria dos pesquisados(51%) considera que o tempo de implantação da TUSS + manutenção dos sistemas + treinamento não é suficiente.
  • . Impressionante o resultado de 58% dos que não receberam nenhuma tabela de correlação.
  • . Pelo menos 62% das respostas conhecem e sabem a respeito da TUSS
  • . 51% dos pesquisados, responderam que tiveram um aumento de colaboradores no setor de faturamento com a implantação da TISS.
  • . Até já era esperado o resultado de afirmações de que aumentaram as glosas (46%)

Apesar de todas as dificuldades, alguns números reforçam a necessidade, continuidade e melhoramento do padrão TISS. Até o momento, os prazos estão mantidos pela ANS e reuniões do COPISS estão acontecendo, o que falta no entanto é a colaboração das operadoras junto aos seus prestadores e uma maior fiscalização por parte da ANS. 
Desde sua implantação em 2007, houve avanços no setor, porém com um passo curto.A tão aguardada troca de informações ainda não chegou para todos, porém, é certo que é um caminho sem volta.

Fonte: SBPC

Download da pesquisa

Um comentário:

Todo comentário é bem-vindo, seja crítica ou elogio. O importante é sua manifestação. Só peço que se identifique para que posteriormente se for o caso eu entrar em contato.